Tendências 2020: dicas de decoração, ambientes e cores
Tendências 2020: confira dicas sobre tipos de decoração, ambientes internos e principais cores que estão em alta este ano. Inspire-se!
Pensar em tendências 2020 para decorar é uma tarefa bastante inspiradora. Isso, porque conhecer os tipos de decoração, cores e ambientes que estão em alta é uma forma eficiente de encontrar aquilo que você realmente deseja.
Por isso, preparamos este miniguia com as principais dicas de decoração seguindo as tendências do ano. Confira!
Tendências 2020: tipos de decoração
Os tipos de decoração são conceitos que você pode usar para a casa inteira ou só para um ambiente. Com a aplicação adequada das combinações, é possível criar um espaço belo, funcional e que traz sua personalidade à tona. Veja as principais dicas do que está em alta.
1. Ton sur ton
Uma das grandes tendências de decoração para 2020 é o ton sur ton – também conhecido como tom sobre tom. Bárbara Penha, da Penha Moraes Arquitetura, explica que o conceito é a sobreposição de cores harmônicas ou até de tonalidades da mesma paleta, explorando a beleza do monocromático.
2. Padrões disruptivos
Ao invés de linhas no mesmo sentido, que tal linhas que se desalinham? Os padrões disruptivos quebram a simetria e previsibilidade, mas não deixam de ser harmoniosos e muito bonitos. “Por isso, esse tipo de padronagem está ganhando espaço em revestimentos de azulejo, cortinas, almofadas, tapetes e luminárias”, aponta Bárbara.
3. Revestimento pequeno e colorido
Estrelas na década de 70, os revestimentos – como pisos e azulejos – pequenos e coloridos voltaram repaginados e com força em 2020. Do banheiro à cozinha, o conceito é bastante procurado. E faz sentido, já que a combinação adequada dessas peças com o mobiliário pode deixar o ambiente extremamente charmoso e único.
4. Elementos naturais
Outra importante tendência de decoração em 2020 são os elementos naturais, que dão um respiro orgânico aos espaços urbanos. Dentre os principais itens do conceito, destacam-se madeira e plantas. Inclusive, aqui entram até objetos e soluções que remetem à sustentabilidade – como aproveitamento da luz natural.
5. Elementos abstratos
Do formato às estampas, das almofadas aos acessórios, Bárbara explica que utilizar o abstrato na decoração ajuda a criar um ambiente mais despojado e ao mesmo tempo equilibrado. A principal característica dessa tendência é proporcionar uma experiência quase sensorial e transmitir personalidade.
Tendências 2020: cores
Confira as principais cores para 2020, apontadas por especialista da WGSN (expert em previsões de tendências) em reportagem para a revista Casa Vogue.
- Neo Mint: verde suave que pode ser utilizado em ambientes mais delicados, objetos e paredes.
- Purist Blue: azul purista, que apesar de ser um tom frio é convidativo. Cai bem em ambientes que exploram o ton sur ton e serve para todas as idades e gêneros.
- Cassis: mistura entre rosa e roxo, cai bem em ambientes tanto masculinos quanto femininos. Traz elegância e aconchego num mesmo tom.
- Cantaloupe: seu laranja não tão agudo é ideal para explorar em interiores e segundo especialistas é tipicamente feminina, ideal para poltronas, objetos decorativos ou uma parede do cômodo.
- Mellow Yellow: amarelo mais queimado, é uma tonalidade mais fechada e ao mesmo tempo otimista. A dica é apostar em objetos e mobiliários únicos.
Tendências 2020: ambientes
Além dos tipos de decoração e das cores, as tendências para 2020 trazem ambientes interessantes para explorar dentro de casa – tanto em termos de decoração, quanto de qualidade de vida. Confira.
1. Lugar para celebrar
Uma tendência que está crescendo cada vez mais é criar espaços confortáveis, práticos e bonitos para receber as pessoas queridas e confraternizar. Nesse sentido, cozinhas conjugadas com sala de estar e espaço para assistir televisão são opções interessantes.
2. Lugar para o autocuidado
Mais uma tendência que vem com tudo em 2020 é a criação de ambientes internos voltados para os cuidados pessoais e autodesenvolvimento. Academia, sala de meditação, minispa, cantinho de leitura ou atelier para pintar, costurar, esculpir e cozinhar são exemplos.
3. Lugar para sentir
Por fim, uma tendência 2020 bem interessante é utilizar as ferramentas de decoração para criar ambientes que estimulam os cinco sentidos. Cores, aromas e texturas são aplicadas para ir além do estímulo visual e proporcionar uma experiência sensorial mais completa.
Aproveite e se inspire com mais projetos de interiores da Penha Moraes.